Carnaval 2012

Nas ondas do rádio... Acorda Brasil para escutar! O show do Antônio Carlos está no ar!

Data do desfile: 18/02/2012 - Sábado.

Local: Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Ordem de desfile: 7ª Agremiação a desfilar.

Colocação: 6ª Colocada do Grupo de Acesso com 297,3 pontos.

Presidente: Moysés Antônio Coutinho Filho (Zezo)

Carnavalesco: Lane Santana.

Samba-Enredo:

(versão estúdio)


(versão ao vivo)

Compositores: Charuto, Marcelo Borboleta, Ivan Ribeiro, Doutor e Fernando de Lima

Intérprete: David do Pandeiro

Eu vou navegar
Nas ondas do rádio me sintonizar
Viva nova era!
Com auditórios radionovelas
Satélite no ar
De paraquedas surge o artista
Feliz da vida
Comanda a massa
Faz a tristeza virar fumaça
Hoje o nosso amor te abraça

Fofocas da Juju, Pudica sugeriu
A simpatia pro marido que traiu
Se eu era escorpião, fui "touro" sem querer
Zora Yonara isso não pode prever


Na audiência é o rei
Irreverência, alto astral
Despertador do meu Brasil
A festa do meu carnaval!
35 anos de sucesso e magia
Tem arrastão na Sapucaí
De pura emoção
E quem vem aí? Antônio Carlos!
O povo vem te aplaudir

Acorda Brasil, o show tá no ar
Eu sou Santa Cruz, chego arrepiar
Quem é que desperta meu sonho primeiro?
A voz que encanta o Rio de Janeiro!


Sinopse do enredo

Nas ondas do Rádio Tudo começou com Michael Faraday, grande sábio inglês que descobriu em 1831 a indução magnética, assim como a grande contribuição dada por James C. Maxwell que descobriu matematicamente a existência das ondas eletromagnéticas diferente somente em tamanho, das ondas de luz, mas com a mesma velocidade (300.000 Km/s). Outro personagem que marcou a história das comunicações foi Thomas A. Edison quando em 1880 descobriu que colocando em uma ampulheta de cristal um filamento e uma placa de metal separada entre si e ligando-se o filamento ao negativo e uma bateria e a placa ao positivo, constatava-se a passagem de uma corrente elétrica da placa para o filamento e nunca em sentido contrário.

Grande contribuição também foi dada pelo professor alemão Henrich Rudolph Hertz que comprovou na prática em 1890 a existência das ondas eletromagnéticas, chamadas hoje de "Ondas de Rádio". Suas experiências basearam-se na teoria de Maxwell, Hertz descobriu que ao fazer saltar uma chispa em seu aparelho oscilador, saltavam também chispas entre as pontas de um arco de metal colocado a certa distância denominado ressonador.

Hertz demonstrou com essa experiência que as ondas eletromagnéticas têm a mesma velocidade que as ondas de luz. Em sua homenagem, as ondas de rádio passam a ser chamadas de "Ondas Hertzianas", usando-se também o "Hertz" como unidade de freqüência.

Mais tarde em 1893 o padre, cientista e engenheiro gaúcho Roberto Landell de Moura testa a primeira transmissão de fala por ondas eletromagnéticas, sem fio. Graças a ele, a Marinha Brasileira realizou, em 1 de março de 1905, diversos testes de mensagens telegráficas no encouraçado Aquidaban. Todavia, o primeiro mundo reconhece o cientista Guglielmo Marconi como o "descobridor do rádio". Marconi, natural de Bolonha, Itália, realizou em 1895 testes de transmissão de sinais sem fio pela distância de 400 metros e depois pela distância de 2 quilômetros. Ele também descobriu o princípio do funcionamento da antena. Em 1896 Marconi adquiriu a patente da invenção do rádio, enquanto Landell só conseguiria obter para si a patente no ano de 1900.

O Radio chega ao Brasil, A Era de Ouro do Radio

Algum tempo após, em 1919 a cidade de Recife vem fazer a primeira transmissão radiofônica no país. Porém, a primeira emissora instalada, foi no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1922, com o discurso do então presidente da República Epitácio Pessoa, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, para isso, foram importados 80 receptores de rádio e um pequeno transmissor foi instalado no alto do corcovado especialmente para o evento.

Em 1923, foi fundada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro por Roquete Pinto e Henry Morize, dando a ela um cunho educativo. Porém destinado às elites devido a seus altos custos. Ainda na década de 20, o rádio foi se espalhando pelo território brasileiro, mas vivia de mensalidades pagas pelos ouvintes.

Durante a década de 30, o Rádio passa de erudito a popular, e ganha um maior alcance de público, neste período também deixa de existir por mensalidades, e insere a propaganda em sua programação.

Graças aos avanços tecnológicos na área, o radio vive seu momento áureo. Surge o programa A Voz do Brasil, e a Rádio Globo, que passa a ser a mais popular AM do país.

As rádios novelas, os programas de auditório, os noticiários, ganham mais destaque, enfim a programação do radio prende a família ao lado dos aparelhos sonoros, dando asas à imaginação. "Em busca da Felicidade" a pioneira das radio novela, assim como todas as outras que vêm a seguir, fazem a mocinha sonhar com seu príncipe na voz do galã, surgem os grandes nomes da musica; Os locutores dão vida a sonhos e ganham popularidade nas famílias brasileiras. O romantismo esta no ar.

Caindo de Pára-quedas no Rádio

Neste período conhecido como a época de ouro do Radio, a cultura radiofônica fervilha, na década de 50 tem sua popularidade contestada com o advento da televisão que surge no cenário Brasileiro, porem neste período a TV tem um custo altíssimo e poucas famílias tinham acesso. É neste cenário transitório do radio que cai de pára-quedas, Antônio Carlos, com sua voz potente e inconfundível, marcando sua ascendente trajetória no radio; Geminiano apaixonado por seu trabalho e cercado por todo o dinamismo do radio, vivendo em meio a mesas de áudio, microfones, todo um mundo de equipamento que o conecta com seu ouvinte. Popular, contestador de personalidade forte, Antonio Carlos acompanha a evolução do radio, e forma sua identidade profissional.



Líder de Audiência no Brasil

Muda-se para a rádio Globo onde cria O Show do Antonio Carlos o programa de maior audiência no Brasil com abrangência nacional, interage com outras regiões do país, da à benção ao filho distante, tornasse a voz da dona de casa, do trabalhador que se desloca nos transportes de massa, e se identifica com os personagens de seu programa, hoje através de rádios portáteis, aparelhos celulares, tanto nos antigos rádios como nos modernos computadores, o ouvinte se identifica com o misticismo e espera o zodíaco de Zora Yonara, as simpatias da Pudica, as noticias do esporte com Edson Mauro e Maérsio Ramos, as fofocas da Juju, a interferência da sonoplastia de Toninho Malvadeza, O microfone invisível de Gelson Cunha, O mão santa chicote do programa, As noticias do RJ e os repórteres de rua que dão voz ao povo, O repórter aéreo Genilson Araujo, A previsão do tempo no RJ com Hermelinda Rita, A piada da hora, a Participação das ouvintes com a receita do dia e a produção executiva de Karla de Lucas. Estes são os personagens que todos os dias dão vida ao programa Show do Antonio Carlos.

O sol nasce acompanhado da inconfundível voz que torna o alvorecer mais dinâmico, feliz e irreverente, o programa com cheiro de café fresco, tem a energia, a fé e a informação necessária para ser líder absoluto de audiência e ganhar o titulo de "O Despertador do Brasil".

O Show do Antonio Carlos Esta no Ar, Direto da Sapucaí

Em 2012, para comemorar os 90 anos de Radio no Brasil A escola de samba, Acadêmicos de Santa Cruz leva para a Avenida Marquês de Sapucaí, um enredo que homenageia uma das mais expressivas vozes do Radio Brasileiro, o comunicador das massas, que com seu programa matinal atinge ouvintes em todo o território nacional. Se tornando assim o despertador do Brasil.

E pela primeira vez na história, da Marquês de Sapucaí, será transmitido O Show do Antonio Carlos, ao vivo e em tempo real, que completando trinta e cinco anos ininterruptos no ar, é líder absoluto de audiência. E este será nosso presente a quem a cada dia nos empresta sua voz. Encerraremos nossa homenagem trazendo o povo de volta a Marques de Sapucaí, com um grande arrastão de foliões, que como o bloco Show do Antonio Carlos, que sai no sábado de carnaval da Glória em direção a Cinelândia, onde encontra o tradicional Cordão do Bola Preta, nos contagiando com a alegria dos carnavais de rua. Desta forma encerraremos nosso desfile deixando no ar um gosto de saudade, de antigos carnavais, com esta grande apoteose popular, para homenagear um homem do povo. Que nos fala através das ondas do radio...

ACORDA BRASIL PARA ESCUTAR! O SHOW DO ANTONIO CARLOS ESTA NO AR.

Carnavalescos: Lane Santana e Chico Spinosa.
Ficha Técnica
Presidente Administrativo: Moysés Antônio Coutinho Filho - Zezo.
Vice-Presidente: Waldemir Rodrigues de Paula - Mica.
Presidente do Conselho Deliberativo: Carlos Alberto Ferreira.
Comissão de Carnaval:  Carlos Muvuca, Munir Nicolau e Orlandinho.
Intérprete Oficial: David do Pandeiro
Carro de Som: Adriano, Célio Silva, Molequinho, Cláudio Brow e Tiziu.
Diretor de Carnaval: Vladimir Peixoto
Diretor Geral de Harmonia: Waldemir Rodrigues de Paula - Mica.
Diretores de Harmonia: Cachimbo.
Diretor de Eventos: Coronel Fonseca.
Diretor de Marketing: João Pedro.
Secretário:  Carlos Branco.
Divulgador/Internet: André Ribeiro
Diretor de Barracão: Simão Ferreira.
Coreógrafo da Comissão de Frente: Carlos Muvuca.
Diretor Geral de Bateria: Rafael Queiroz.
Diretores de Bateria: Xangô, Geco, Marcão e Buda.
Rainha da Bateria: Jaqueline Maia.
Princesa da Bateria: Larissa Nicolau.
Presidentes da Ala das Baianas: Marília Vianna.
Responsável pela Ala das Crianças: Antonio Carlos Sampaio.
Coordenador da Ala de Passistas: Júnior Carioca.
Responsável pelo Departamento Feminino: Beth Malveira.
Presidente da Velha Guarda: Neuza Maria de Oliveira.
Presidente da Ala das Comunidades: Beth Malveira.
Primeira Porta-Bandeira: Thaísa Azevedo.
Primeiro Mestre-Sala: Eduardo Belo.
Segunda Porta-Bandeira: Sheila.
Segundo Mestre-Sala: José Mauro.
Roteiro de desfile
Roteiro de Desfile:

Comissão de Frente: a busca e descoberta
Experimentos científicos possibilitaram o desenvolvimento do rádio: as descobertas das ondas magnéticas e sua frequência em hertz.

- Elemento cenográfico da comissão de frente:
Representa um portal para o universo e um emaranhado de ideias como raízes que vão se embaraçando.

1º Casal de mestre-sala e porta-bandeira
Fantasia: transmissão por ondas
A transmissão por ondas que viajam na mesma velocidade da onda de luz possibilita a comunicação sem fio.

1ª ALA - Ondas eletromagnéticas
A descoberta das ondas eletromagnéticas anuncia um novo tempo, uma revolução na comunicação.

1º Carro Abre-Alas: invenção do rádio
Referência a dois cientistas: Roberto Landell de Moura, engenheiro que testa a primeira transmissão de fala sem fio e Guglielmo Marconi, “descobridor do rádio”.

2ª ALA - Artigos de luxo
No princípio, poucas pessoas podiam ouvir rádio, pois era caro, era um artigo de luxo.

3ª ALA: Belle epoque tropical (baianas)
O rio fervilhava: durante o período conhecido como belle epoque tropical, a cidade se transformava  e o rádio registrava e acompanhava esta revolução.

4ª ALA - A voz do brasil
É instituído  o primeiro  programa obrigatório do país: A Voz do Brasil.

5ª ALA - Substituição das válvulas
A substituição das válvulas por transistores nos aparelhos radiofônicos torna o rádio mais acessível a todas as classes.

6ª ALA - Início dos programas gravados
A fita magnética proporciona a criação de programas radiofônicos gravados.

Destaque de Chão - Fantasia: musa do rádio
Representa as diversas rainhas do rádio no brasil.

2º Carro: época de ouro
A época de ouro do rádio brasileiro se deu num período onde o rádio já havia se popularizado e reunia toda a família para escutar rádionovelas e programas de auditório.

7ª ALA - Rainhas do rádio
Referência à época dos programas de auditório das rainhas do rádio: Emilinha e Marlene dividiam o público e opiniões.

8ª ALA - Rádionovelas
As radionovelas prendiam as famílias brasileiras ao lado do rádio. A pioneira chamava-se “em busca da felicidade”.

9ª ALA - Satélite no ar
O primeiro  satélite artificial Sputinick vai às estrelas enviar sinais de rádio para a Terra.

Rainha de bateria - Fantasia: musa dos paraquedistas
Representa a musa dos paraquedistas.

Princesa de bateria - Fantasia: superação
Simboliza a fibra e a superação dos paraquedistas.

10ª ALA - Paraquedistas (bateria)
Em meio a este fervilhar cultural, na época de ouro, ele estreia no cenário do rádio com um programa musical e em pouco tempo passa a ser a voz das massas.

11ª ALA - Pé preto (passistas)
Este pé marrom, que já foi pé preto tem sua história lembrada pela ala das passistas.

12ª ALA: Líder das massas
Com seu programa matinal, Antônio Carlos passa a ser líder de audiência, após passar pela Rádio Nacional e Rádio Tupi, vem para a Rádio Globo com seu programa.

Destaque de chão - Notas musicais
Representa o casamento dos ritmos de jazz com MPB no primeiro programa do Antônio Carlos.

3º Carro: entrada do Antônio Carlos para o rádio
Representa o primeiro programa de rádio apresentado por Antônio Carlos, em sua juventude.

13ª ALA - Fofocas da Juju
Juju, personagem do programa que sempre traz informações das novelas, fofocas dos famosos e últimas novidades da vida dos outros.

14ª ALA - Simpatia  da Pudica
Quem nunca ouviu falar das simpatias para afastar mal olhado, trazer um amor, trazer dinheiro?

15ª ALA - Receitas apimentadas das donas de casa
E para prender o maridão, e evitar traição? Além da simpatia da Pudica, tem as receitas apimentadas das donas de casa que ouvem o programa.

2º Casal de mestre-sala e porta-bandeira
Fantasia: o ouvinte
O casal representa os ouvintes do Antônio Carlos.

16ª ALA - Zodíaco de Zora Yonara
Para saber como será seu dia, vale a pena ouvir o horóscopo de Zora Yonara, porém nem tudo é previsível.

17ª ALA - Despertador do Brasil
Por causa do horário de seu programa Antônio Carlos ganhou o título de despertador do Brasil. Acorda Brasil para escutar! O show do Antônio Carlos está no ar.

18ª ALA - Notícias do trânsito
Líder de audiência absoluta, você começa o dia bem informado, no carro, ou em casa você tem notícias do trânsito, com o Aéreo Repórter.

Destaque de chão: Show  do Antônio Carlos
Representa um passeio pelos diversos personagens do Show do Antônio Carlos.

4º Carro: 35 anos líder de audiência
Esta alegoria traz os ingredientes do programa Show do Antônio Carlos e homenageia seu time de coração, o América Futebol Clube, que costuma  ser citado no seu programa.

19ª ALA - Previsão do tempo
A previsão do tempo, para saber se vai fazer sol, ou se vai chover. “Chova ou faça sol, o negócio é festejar”.

20ª ALA - Notícias do esporte
Com as notícias do esporte, o torcedor do América Futebol Clube tem em seu programa espaço garantido e você fica sabendo tudo sobre seu time.

21ª ALA - Festa das crianças
A já tradicional festa de São Cosme e Damião no dia 27 de setembro atrai uma multidão de crianças para o evento.

22ª ALA - Arrastão de carnaval
Lembrando os carnavais de rua, o bloco do Antônio Carlos sai sábado pela manhã da glória e se encontra com o Cordão do Bola Preta.

23ª ALA - A voz da experiência (velha-guarda)
Representa a seriedade e a dedicação com que é feito o programa Show do Antônio Carlos.

Destaque de chão
Musa do carnaval
Representa a alegria dos foliões nos grandes carnavais.

5º Carro: acorda brasil, o show tá no ar, é carnaval! 
O 5º carro é uma alusão ao carnaval, pois o nosso homenageado, no sábado de carnaval, arrasta multidões, revivendo a alegria do carnaval de rua.

Fotos do Desfile

Vídeo do Desfile