Comissão de Carnaval

As mentes que pensam o nosso carnaval

A comissão de carnaval da Santa Cruz tem a missão de criar e desenvolver os enredos, fantasias, alegorias e adereços da Escola.

Enredo, em desfile de Escolas de Samba, é a criação artística de um tema ou conceito. O enredo é desenvolvido no samba, nas fantasias – ala por ala – destaque por destaque – nas alegorias, na maneira de contar e cantar a história, no próprio espírito do desfile. O tema deve ser rico, criativo e renovador. O argumento deve ser desenvolvido preocupado com o visual, mas principalmente interessado em levar uma mensagem, para obter o máximo de aproveitamento com exatidão e originalidade.

A concepção e a adequação das alegorias e dos adereços ao enredo, as quais, com suas formas, devem cumprir a função de transmitir o conteúdo proposto. A alegoria deve ser criativa, mas necessariamente, possuir significado dentro do enredo. Deve impressionar pelas formas e pelo entrosamento, utilização, exploração e distribuição de materiais e cores. Os acabamentos e cuidados na confecção e decoração, no que se refere ao resultado visual, inclusive das partes traseiras e geradores são importantes. Também são avaliados os “destaques” e “figuras de composição”, com suas respectivas fantasias, como partes integrantes e complementares das alegorias.

Assim como as alegorias, as fantasias devem ser criativas e bem acabadas, explicando o enredo de forma clara e objetiva.

Premiações

Prêmio S@mba-Net - Enredo - 2001
Prêmio S@mba-Net - Enredo - 2002
Prêmio S@mba-Net - Enredo - 2006
Prêmio S@mba-Net - Melhor alegoria Abre-alas – 2002