Projeto Crescer

O Projeto
A quadra da escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz está, desde abril de 2010, sendo palco do Projeto Crescer, onde são realizadas diversas atividades culturais, esportivas e ligadas ao meio ambiente para crianças, jovens e adultos das comunidades carentes da região.

O projeto Crescer tem como meta promover 527 atendimentos mensais em oito atividades diferentes: judô, capoeira, futsal, dança de salão, coral, ginástica e balé. Nas oficinas, além de participarem das aulas práticas, os alunos aprendem sobre a origem da atividade que praticam e noções de cidadania e saúde. Ao proporcionar um novo aprendizado, as aulas também ajudam a melhorar a autoestima dos alunos.

Oficinas de Esporte

Futsal

A oficina de futsal ensina todas as regreas e técnicas relacionadas ao esporte, assim como noções de disciplina, coletividade, organização, e mostra como utilizar o esporte como forma de expressão.

Judô

A oficina de judô ensina todas as técnicas relacionadas ao esporte, além de lições de cidadania, disciplina, convivência em grupo, entre outras coisas.

Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral. A oficina de ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical, teatral e técnica

Ginástica para 3ª Idade

A ginástica na terceira idade pode ser a solução na prevenção de doenças e na melhora na qualidade de vida. As atividades da oficina do Projeto Crecer são benéficas, aumentando a resistência e a força muscular, que são necessárias para atividades comuns do dia a dia.

Oficinas de Arte e Cultura

Dança de Salão

A oficina possibilita o reconhecer a dança como meio de expresão corporal, ensina a observar e reconhecer os vários ritmos musicais e assimilar e adequar os movimentos de dança aos ritmos.

Coral

A oficina possibilita o reconhecimentos da linguagem musical como meio de expressão e oferece exercícios de impostação de voz, além de ensinar os alunos a reconhecer, discriminar e selecionar diferentes tipos de sons.

Balé

A oficina ensina valorizar a dança como meio de comunicação, a conhecer e executar diversos movimentos e passos de dança, além de técnicas de montagem de uma coreografia.

Capoeira

A oficina oferece aulas sobre as técnicas da capoeira e sobre a história do esporte e ainda ensina disciplina, coragem perante a vida e harmonia na convivência dentro da comunidade.


Parceiros

A Companhia Siderúrgica do Atlântico opera a mais moderna usina siderúrgica integrada em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. Produz placas de aço de alta qualidade que são transformadas nas usinas do grupo Thyssenkrupp na Europa e nos Estados Unidos. A usina em Santa Cruz foi inaugurada em junho de 2010 e tem capacidade para produzir cinco milhões de toneladas de aço por ano.
A Top Rio é uma empresa de transporte de passageiros que surgiu no Rio de Janeiro em 1989 e tem na sua trajetória prestação de serviços receptivos, traslados e passeios turísticos. Após alguns anos de atuação regional, começou a realizar serviços em âmbito nacional e a partir de 1994, passou também a oferecer transporte para empresas, condomínios e agremiações.

Realização:

 
ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ - A escola de samba possui desde 2001 um programa social voltado para a comunidade local de baixa renda que já beneficiou milhares de crianças com atividades como reforço escolar, dança de salão, capoeira, estamparia e oficina de carnaval. O projeto Crescer acontece na quadra da escola.