
Tudo começou com a criação de um grupo no aplicativo WhatsApp no ano de 2017 e tinha como objetivo a divulgação dos eventos e ideias para colaborar com a agremiação. Logo surgiu um segundo grupo no mesmo aplicativo. Com o tempo, os grupos antes restritos a internet foram crescendo e então juntos tiveram a iniciativa de criar uma torcida que representasse a Acadêmicos de Santa Cruz.
A Torcida “Apaixonados pela Santa Cruz” foi fundada no dia 12 de outubro de 2018 por Ricardo do Samba, Ailton Antônio, Anderson Freitas, Leonardo Antônio, Victor, Luiz André, Luciano, Jéssica, Binho, Pablo e Fabyana.

Reconhecida como a primeira torcida da Acadêmicos de Santa Cruz, foi batizada durante a feijoada mensal da escola em 8 de dezembro de 2018 pela Guardiões da Águia e pela Soberanos da Beija-Flor. Ainda estiveram presentes no evento representantes da Nação Leopoldinense, Garra do Tigre, Majestade do Samba, Viramor, Família Tijucana, Nação Unida de Padre Miguel, Nação Mangueirense, Independentes da Mocidade e Amigos do Salgueiro.
Hoje a Torcida Apaixonados pela Santa Cruz tem torcedores cadastrados não só no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil. O movimento da Torcida Escola de Samba Apaixonados pela Santa Cruz, tem como objetivo enriquecer cada vez mais o carnaval com muita alegria e colorindo de verde e branco, a quadra, o sambódromo da Marquês de Sapucaí, por onde a Santa Cruz estiver.
Fazem parte da atual diretoria da torcida Márcio Guilherme, Nanny Antonio, Ailton Arruda, André (Caravana da Amizade), Faby Glauce, Léo Rosário e Rogério Brito.